segunda-feira, 4 de julho de 2011

Quem quer ser professor?

Toda vez que eu digo para as pessoas que quero fazer geografia, ou que quero ser professora, as pessoas me olham com espanto ou dizem coisas do tipo "coitada!" "você é maluca?" "meu Deus!!" "que coragem!". Sinceramente, estou cansada disso. Não entendo por que tanto preconceito com a profissão, não entendo por que uma profissão tão importante é tão desvalorizada! Aliás, não entendo porque profissões básicas são tão mal remuneradas.
Eu sei que dar aula não deve ser nada fácil, mas todo esse deboche e repúdio em relação à uma profissão tão digna, uma profissão que é a BASE é desnecessário. Ser professor é uma das profissões mais importantes do mundo e infelizmente aqui no Brasil não é algo tão valorizado. Você, que quer ser engenheiro, antes de olhar com pena para os futuros professores, antes de debochar, lembre-se que desde criança você precisou de professores para te ensinarem o be-a-bá. Na faculdade existirão professores te ensinando, todos que querem seguir uma carreira acadêmica precisam de professores. Antes de colocar defeitos, lembre-se que seus filhos passarão pela escola e que um dos maiores meios de manipulação e de formação de pensamentos das pessoas é a escola. Ser professor é algo mágico, é poder mudar a mente das pessoas, expandir o jeito delas pensarem e ao mesmo aprender com elas. É compartilhar um pouco de sua sabedoria e conhecimento de mundo. É formar novas mentes para o futuro, criar consciência política em jovens, fazê-los raciocinar e pensar que o mundo pode ser além do rebanho natural onde um segue o outro. É a forma mais direta que existe de mudar o mundo, pois você está lidando com mentes e ideias o tempo todo, você está construindo o modo de pensar e o futuro de centenas de pessoas, educando, crescendo e evoluindo. Uma sabedoria compartilhada pode mudar completamente a visão e o futuro de uma pessoa.
Por isso, antes de qualquer coisa, respeite! Lembre-se que sem o professor, muitos seriam nada.

Matérias como esta http://www.cartacapital.com.br/carta-na-escola/quem-quer-ser-professor sempre me fazem ter esperança de que quem está louco é o mundo, não eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário