sábado, 25 de junho de 2011

Por que Medicina?


Desde bem criança os cursos na área de saúde me atraiam mais. Talvez fosse pelo modo inocente com que eu encarava a profissão ou mesmo pelo apelo que ela tem dentro da sociedade. Sempre gostei mais ciências biológicas, e conseguia boas notas, o que me fez considerar ainda mais a possibilidade de optar por esta área, principalmente quando a biologia começou a introduzir os conceitos de anatomia e citologia, nas últimas séries do ensino fundamental.

Dizer que medicina foi minha primeira escolha é mentir. Pois eu migrei, durantes estes longos anos de escola, de um curso para o outro, mas todos dentro da mesma área. Primeiro o que mais me atraía era a biologia em si. A vontade de trabalhar com animais e plantas era grande. Porém, depois de conversas com parentes e professores, entendi que a profissão é bonita, mas o retorno, tanto financeiro como pessoal não é dos maiores. Depois, pensei em partir para área de bioquímica, que puxou para o lado da biomedicina, curso que eu pretendia fazer até a oitava série. Mas foi por um acontecimento peculiar que eu escolhi meu curso. Em um domingo, quando eu ainda morava no Rio de Janeiro, eu estava na igreja, quando de repente a missa foi parada. O leitor pediu por um médico pois havia um velhinho passando mal lá dentro. Várias coisas passaram por minha cabeça, mas a que mais marcou foi “Como deve ser gratificante ajudar uma pessoa, e dizer com licença, EU SOU MÉDICA, posso ajudar?”

Foi a partir desse momento que eu decidi o curso que eu quero. Ao longo dos três anos do ensino médio, e das pesquisas feitas para saber se medicina realmente é a profissão que eu desejo para mim, eu percebi que o retorno é enorme. Em todos os sentidos. E que apesar da dificuldade do curso, das coisas que terei que sacrificar para poder ter meu sonho realizado, eu faço e farei tudo por amor. Eu acredito que eu posso, e é nisso que eu me agarro todos dias, e que além de poder eu quero. E depois de tudo, o retorno não será só para mim, mas para toda a sociedade. Medicina é o curso que eu amo, e é por isso, acima de qualquer recompensa monetária que eu o escolhi. É vocacional.

(Texto feito para meu trabalho de Ensino Religioso)

Trecho do Juramento de Hipócrates

"Juro (...) Aplicar os tratamentos para ajudar os doentes conforme minha habilidade e minha capacidade, e jamais usá-los para causar dano ou malefício. Não dar veneno a ninguém, embora solicitado a assim fazer, nem aconselhar tal procedimento. Da mesma maneira não aplicar pessário em mulher para provocar aborto. Em pureza e santidade guardar minha vida e minha arte. Não usar da faca nos doentes com cálculos, mas ceder o lugar aos nisso habilitados. Nas casas em que ingressar apenas socorrer o doente, resguardando-me de fazer qualquer mal intencional, especialmente ato sexual com mulher ou homem, escravo ou livre. Não relatar o que no exercício do meu mister ou fora dele no convívio social eu veja ou ouça e que não deva ser divulgado, mas considerar tais coisas como segredos sagrados. Então, se eu mantiver este juramento e não o quebrar, possa desfrutar honrarias na minha vida e na minha arte, entre todos os homens e por todo o tempo; porém, se transigir e cair em perjúrio, aconteça-me o contrário".

Nenhum comentário:

Postar um comentário